26 de out de 2010

TIRANDO DÚVIDAS

Qual das vitaminas é a mais importante?
Todas as vitaminas são importantes para o bom funcionamento do organismo. As vitaminas são divididas em dois grupos: as Hidrossolúveis e as Lipossolúveis. São denominadas HIDROSSOLÚVEIS as vitaminas que são solúveis em água, ou seja, serão mais bem aproveitadas quando nosso organismo está hidratado.  As LIPOSSOLÚVEIS dependem dos lipídeos (gordura) para serem absorvidas. Por isso não é indicado retirar completamente a gordura da dieta, desde que estas sejam de boa qualidade.

Onde encontrá-la?
Encontramos as vitaminas em boa parte dos alimentos, mas principalmente na frutas e nos vegetais. Uma dica para que você tenha uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas, é ter uma alimentação colorida! Siga a dieta das cores, refeição colorida é refeição saudável, mas sem corantes! Elaborando um cardápio com frutas, verduras, cereais integrais e proteínas de boa qualidade, você garante uma alimentação saudável! Quanto mais natural for sua alimentação, mais vitamina estará consumindo.

Devo usar suplemento? Os suplementos vitamínicos devem ser usados com cautela. Há muitos produtos comercializados que não são seguros, além de não fazer o efeito esperado podem prejudicar a absorção das vitaminas ingeridas por meio da alimentação.  Procure sua Nutricionista para ter uma alimentação equilibrada.  E caso seja necessária uma suplementação de vitaminas, que seja sob prescrição e orientação medica ou nutricional.

Qual a importância dela?
As vitaminas são nutrientes essenciais para a manutenção das funções do organismo humano. Proporcionam saúde e equilíbrio do organismo. A maioria pode ser disponibilizada por meio da alimentação, mas também há outras formas como é o caso da Vitamina D que é absorvidas por meio da captação dos raios ultravioleta ou então serem produzidas por microorganismos existentes na flora intestinal (vitamina K e B12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário